1º SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

01_sipat.jpg

Evento abordou temas essenciais para a segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores

Nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2023, um importante evento aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Tarumã. Em parceria com a renomada empresa MONGEL e os setores de Assistência Social e Saúde da Prefeitura Municipal, foi realizada a primeira edição da *Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)*. O evento ofereceu uma série de palestras e atividades voltadas para a promoção da segurança, saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A SIPAT é um marco significativo na busca pela conscientização e prevenção de acidentes no ambiente profissional, além de abordar temas relevantes que impactam diretamente a vida dos colaboradores. Durante os três dias de evento, foram explorados assuntos de grande relevância, tais como:

- *Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs):* Palestras e informações sobre a importância da prevenção e do uso de medidas de proteção para evitar ISTs foram oferecidas, contribuindo para a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

- *Combate ao Uso de Drogas:* O evento trouxe à tona discussões acerca dos riscos do uso de drogas, não apenas do ponto de vista da saúde individual, mas também os impactos que esse comportamento pode gerar no ambiente profissional.

- *Promoção de Alimentação Saudável:* A relação entre uma dieta equilibrada e a produtividade no trabalho foi abordada, incentivando escolhas alimentares mais saudáveis para o dia a dia.

- *Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs):* Foram destacadas as práticas corretas e a importância do uso de EPIs para a prevenção de acidentes e riscos ocupacionais.

- *Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD):* A sensibilização sobre a importância da privacidade e da proteção dos dados pessoais foi um tópico crucial, alinhando os colaboradores às diretrizes da legislação vigente.

- *Gestão Emocional:* O gerenciamento do estresse, da ansiedade e das emoções no ambiente de trabalho foi abordado, oferecendo ferramentas para uma melhor saúde mental.

- *Conscientização sobre Alcoolismo e Drogas:* Palestras informativas ressaltaram os riscos do alcoolismo e do uso de drogas, assim como estratégias para buscar ajuda e prevenção.

O evento reforçou o compromisso com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores, além de promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.

A Câmara Municipal de Tarumã enaltece a participação ativa de todos os envolvidos no evento e reafirma seu compromisso contínuo com a promoção de ações que visam a segurança, saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho.